Pular para o conteúdo principal

A saúde pública

Saudações caros leitores. Venho narrar um fato acontecido comigo, na noite de quarta feira, aqui na nossa cidade. Procurei o posto de saúde local para atendimento a minha filha de 7 anos de idade, devido a um quadro de febre, que no momento não queria ceder com antitérmicos. Chegamos no local as 21:40hs, praticamente sem nenhuma fila de espera, salvo 2 atendimentos que aguardavam. Após 5 ou 10 minutos, as pessoas que aguardavam foram atendidas, sobrando apenas minha filha na espera, e o jogo de futebol a todo volume em algum lugar lá dentro das salas de atendimento.
Passado já uns 20 minutos, sai o primeiro gol do Grêmio, para euforia total da torcida dentro do posto de saúde, aos gritos "GRÊMIO, GRÊMIO", e nós aguardando o atendimento com uma pequena de 7 anos com os olhos brilhantes de febre me olhando.
Logo depois, mais uns 10 ou 15 minutos, ouvindo os torcedores, comentaristas esportivos lá dentro, minha esposa fica irada com a cena, chamando a atenção do recepcionista, se não havia alguma enfermeira, atentem, uma enfermeira para medir a febre de nossa pequena, e de repente, se não fosse encomodar, fazer algo por ela, uma ligação é feita do telefone por este servidor público ao ambiente interno do posto de saúde, ao que aparece um enfermeiro a porta, neste meio tempo em que desistimos e fomos para casa, auto medicar nossa filha. Sim, medicar com paracetamol, pois é a única coisa que me sinto seguro em ministrar a ela, pois não sou médico, e ainda temos que ouvir campanhas em que os governantes tiram o direito até de nos auto medicar.
Não proporcionam atendimento médico digno para população e não deixam comprarmos remédios.
Querem me fazer crer que os governantes trabalham por nós. Sim, trabalham muito, nos cobrando impostos cada vez mais caros, para sustentar uma máquina pública a cada dia mais cara, com funcionários entulhados nos prédios, querendo uma copa do mundo aqui, onde vão colocar milhões nesta palhaçada, e não acham justo quando médicos fazem greve por melhores salários.
Claro, é melhor pagar 30 milhões por um jogador de futebol, e um médico, que apenas salva vidas, pagamos, sei lá, uns R$ 1500,00 por mês né, ta bom, justo.
O povo merece o que tem, pois muitos acham ótimo pagar mensalidades de time de futebol, e pagar uma consulta com um médico, tá loco, de maneira alguma.
É vergonhoso ver nossas crianças e idosos morrendo em corredores dos hospitais públicos; ora por falta de atendimento, ora por falta de remédios, e quando vemos um secretário de saúde na mídia, o velho discurso:
-"Estamos trabalhando, mas é culpa do governo passado, é culpa do diabo(só falta isso), é culpa do povo que fica muito doente, etc, etc.
O resultado desse serviço de “excelência” do Governo vem sendo mostrado constantemente nos noticiários da TV, mas  o pior é que sabemos, nada vai mudar, fica tudo igual, normal.
Jesus, envia teus bons anjos para guardar o povo, só tu pode nos ajudar...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagens a Yemanjá

Saudações caros irmãos leitores deste espaço.
Comemoramos dia 2 de Fevereiro o dia de Yemanjá, que podemos dizer sem medo de errar que se trata da maior manifestação de fé afro umbandista de ponta a ponta do litoral gaúcho.
Trata-se de uma data onde todos se reúnem para homenagear a grande mãe dos mares, numa legítima manifestação de fé e devoção, onde diversos Umbandistas, Católicos, Espiritualistas e irmãos e irmãs de tantas outras religiosidades se irmanam a beira mar num propósito de agradecimento e pedidos de saúde, paz e felicidade.
A Tenda não ficará de fora destas manifestações, e estaremos realizando dois eventos nestes dias:

O primeiro evento será a inauguração de uma imagem entronada a beira mar pelo irmão e Cacique Fábio Boff, dia 1º de Fevereiro, às 21:00hs, anexo ao antigo quiosque do Marzinho, em frente ao farol de Arroio do Sal.

O segundo será o trabalho próprio da Tenda, com o cruzamento dos médiuns da casa e sessão realizada a beira mar, dia 2 de Fevereiro, às 20:30hs, …

Orixás regentes do ano de 2019

Ao falarmos sobre este assunto cabe esclarecer que existem diversas maneiras de, digamos eleger os Orixás regentes do ano, e cada escola ou religião faz a sua maneira, seguindo a sua tradição. Fato que também temos a nossa.
Aqui no Rio Grande do Sul existe a tradição herdada do Batuque Gaúcho de eleger o Orixá que estará regendo o ano através do dia da semana em que cai o dia 1º de Janeiro. Então, 2019 temos o dia 1/1 em uma Terça feira, dia de Xangô, então o regente de 2019 será xangô.
Nós da Tenda de Umbanda Xangô 7 Raios preferimos adotar mais alguns critérios para fazer uma análise mais profunda, como regências astrológicas, além é claro de consultas aos oráculos.
Fato é que temos o ano de 2019  sob a regência do planeta Marte. Este planeta é regido pelo Orixá Ogum. Temos portanto também a participação deste Orixá no ano.
Em resumo então temos: Um ano onde Ogum estará regendo ao lado de Xangô. Sabemos que mais alguns Orixás satélites estarão próximos, mas como soberanos temos este…

Como Espiritualizar-se? – Dica de Chico Xavier

Existe uma crença precipitada de que espiritualizar-se é o desapego total às questões materiais da vida. Esse conceito errôneo pode se dar pelo fato de que o ser humano ainda dê tanta importância aos bens físicos e materiais que isola em um extremo o sua espiritualidade.
No livro Plantão de Respostas Pinga Fogo Volume II, no qual reúne às questões abordados no programa Pinga Fogo, da extinta TV Tupi, foi retirada a seguinte pergunta:

Por que vivemos cada vez mais pensando apenas nas coisas materiais e pouquíssimo nas espirituais?
Respeitando as imperfeições ainda presentes nos espíritos em provas e expiações, é importante analisarmos a resposta de Chico para iniciarmos ou darmos continuidade no processo de espiritualização. Chico responde assim:

“O homem atual vive deslumbrado com os bens materiais, que são colocados à sua disposição pela tecnologia que avança a cada dia através de uma propaganda que insiste em colocá-lo como caminho da felicidade. Porém, quando os adquirimos não compr…