Pular para o conteúdo principal

De graça recebeste, de graça dai.

Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Jeremias 31:33



Estive navegando pelos sites e blogs da internet durante o domingo, e fiquei surpreso como tão grande número de pessoas tem um pensamento parecido, ou vemos como ditados populares se tornam uma verdade, como este que diz "uma ideia esta no ar".
Segundo o livro dos espíritos de Allan Kardec, isto é mais verdade do que podemos pensar, pois espíritos simpáticos se comunicam, se agrupam em assembléias durante a emancipação da alma no sono, e até no estado de vigília, há comunicação entre espíritos simpáticos, que se tornam afins pelas suas idéias.
Transcrevo abaixo as questões como estão espostas no Livro dos Espíritos 2ºparte, cap VIII, questões 419 a 421:

419. Que é o que dá causa a que uma idéia, a de uma descoberta, por exemplo, surja em muitos pontos ao mesmo tempo?
“Já dissemos que durante o sono os Espíritos se comunicam entre si. Ora bem! Quando se dá o despertar, o Espírito se lembra do que aprendeu e o homem julga ser isso um invento de sua autoria. Assim é que muitos podem simultâneamente descobrir a mesma coisa. Quando dizeis que uma idéia paira no ar, usais de uma figura de linguagem mais exata do que supondes. Todos, sem o suspeitarem, contribuem para propagá-la.”
Desse modo, o nosso próprio Espírito revela muitas vezes, a outros Espíritos, mau grado nosso, o que constituía objeto de nossas preocupações no estado de vigília.

420. Podem os Espíritos comunicar-se, estando completamente despertos os corpos?
“O Espírito não se acha encerrado no corpo como numa caixa; irradia por todos os lados. Segue-se que pode comunicar-se com outros Espíritos, mesmo em estado de vigília, se bem que mais dificilmente.”

421. Como se explica que duas pessoas, perfeitamente acordadas, tenham instantaneamente a mesma idéia?
“São dois Espíritos simpáticos que se comunicam e vêem reciprocamente seus pensamentos respectivos, embora sem estarem adormecidos os corpos.”
Há, entre os Espíritos que se encontram, uma comunicação de pensamento, que dá causa a que duas pessoas se vejam e compreendam, sem precisarem dos sinais ostensivos da linguagem. Poder-se-ia dizer que falam entre si a linguagem dos Espíritos.

Pois bem, o fato que me chamou atenção, é o grande número de pessoas que não se conforma mais com as religiões constituídas, com sacerdócio organizado, dogmas, cobranças(por visto bem salgadas), de um comércio de espiritualidade a cada dia mais sem escrúpulo algum, de pessoas nada bem intencionadas, interessadas em qualquer coisa, menos em prestar auxílio ao seu irmão.
Caridade, fraternidade, os ensinamentos do mestre Jesus do "Amai-vos uns aos outros", não são nem lembrados, quanto menos praticados.
Ofertas de trabalhos espirituais, que prometem desde salvação até a ausência total de moléstias e sofrimentos em nosso corpo, são vistos em qualquer esquina e sites dedicados a este mercado.
Não quero aqui fazer julgamento de qualquer espécie, mas apenas me pergunto se tudo isso é certo, já que o nosso guia e modelo para a humanidade, Jesus Cristo, nos disse:

"Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressucitai os mortos, expulsai os demônios, de graça recebeste, de graça dai." (Mateus 10:8) 


Ao que nos parece, em momento algum Jesus diz que no exercício das práticas de auxílio ao próximo, de acordo com as boas novas do evangelho, estamos autorizados a cobrança de qualquer espécie, pois se percebe que qualquer dom que haja sobre nós, criaturas humanas, vem do Senhor, que de graça nos presenteou.
Um consolo, porém nos chega, de acordo com o versículo Bíblico citado no início deste texto, o Senhor colocaria sua lei em nosso coração, e pelo visto, mais e mais pessoas tem escutado a voz do mestre em seus corações.
Não quero aqui ser interpretado como alguém jogando pedras em quem for, pois também sei que sou um pecador, mas como nos disse Albert Einstein:
 "O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."
Um fraterno abraço.
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Mateus 10:8
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Mateus 10:8
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Mateus 10:8
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Mateus 10:8

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagens a Yemanjá

Saudações caros irmãos leitores deste espaço.
Comemoramos dia 2 de Fevereiro o dia de Yemanjá, que podemos dizer sem medo de errar que se trata da maior manifestação de fé afro umbandista de ponta a ponta do litoral gaúcho.
Trata-se de uma data onde todos se reúnem para homenagear a grande mãe dos mares, numa legítima manifestação de fé e devoção, onde diversos Umbandistas, Católicos, Espiritualistas e irmãos e irmãs de tantas outras religiosidades se irmanam a beira mar num propósito de agradecimento e pedidos de saúde, paz e felicidade.
A Tenda não ficará de fora destas manifestações, e estaremos realizando dois eventos nestes dias:

O primeiro evento será a inauguração de uma imagem entronada a beira mar pelo irmão e Cacique Fábio Boff, dia 1º de Fevereiro, às 21:00hs, anexo ao antigo quiosque do Marzinho, em frente ao farol de Arroio do Sal.

O segundo será o trabalho próprio da Tenda, com o cruzamento dos médiuns da casa e sessão realizada a beira mar, dia 2 de Fevereiro, às 20:30hs, …

Orixás regentes do ano de 2019

Ao falarmos sobre este assunto cabe esclarecer que existem diversas maneiras de, digamos eleger os Orixás regentes do ano, e cada escola ou religião faz a sua maneira, seguindo a sua tradição. Fato que também temos a nossa.
Aqui no Rio Grande do Sul existe a tradição herdada do Batuque Gaúcho de eleger o Orixá que estará regendo o ano através do dia da semana em que cai o dia 1º de Janeiro. Então, 2019 temos o dia 1/1 em uma Terça feira, dia de Xangô, então o regente de 2019 será xangô.
Nós da Tenda de Umbanda Xangô 7 Raios preferimos adotar mais alguns critérios para fazer uma análise mais profunda, como regências astrológicas, além é claro de consultas aos oráculos.
Fato é que temos o ano de 2019  sob a regência do planeta Marte. Este planeta é regido pelo Orixá Ogum. Temos portanto também a participação deste Orixá no ano.
Em resumo então temos: Um ano onde Ogum estará regendo ao lado de Xangô. Sabemos que mais alguns Orixás satélites estarão próximos, mas como soberanos temos este…

Como Espiritualizar-se? – Dica de Chico Xavier

Existe uma crença precipitada de que espiritualizar-se é o desapego total às questões materiais da vida. Esse conceito errôneo pode se dar pelo fato de que o ser humano ainda dê tanta importância aos bens físicos e materiais que isola em um extremo o sua espiritualidade.
No livro Plantão de Respostas Pinga Fogo Volume II, no qual reúne às questões abordados no programa Pinga Fogo, da extinta TV Tupi, foi retirada a seguinte pergunta:

Por que vivemos cada vez mais pensando apenas nas coisas materiais e pouquíssimo nas espirituais?
Respeitando as imperfeições ainda presentes nos espíritos em provas e expiações, é importante analisarmos a resposta de Chico para iniciarmos ou darmos continuidade no processo de espiritualização. Chico responde assim:

“O homem atual vive deslumbrado com os bens materiais, que são colocados à sua disposição pela tecnologia que avança a cada dia através de uma propaganda que insiste em colocá-lo como caminho da felicidade. Porém, quando os adquirimos não compr…