sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A cidade espiritual de Aruanda


Muito se ouve falar sobre Aruanda, seja em pontos cantados dentro da Umbanda, até no linguajar dos guias espirituais. Mas, o que é Aruanda? De uma maneira simples, Aruanda é o nome dado pela Umbanda a uma cidadela de luz etérica que orbitaria a ionosfera do planeta Terra, em uma dimensão espiritual de transição.
Sabemos que existem diversas cidades espirituais que estão instaladas ao redor do planeta Terra, e Aruanda é uma delas, assim como temos conhecimento da cidade espiritual de Nosso Lar, tão bem detalhada pela mediunidade do nosso querido Chico Xavier, através de André Luiz, em uma psicografia que rendeu livro, e virou filme a pouco.
Para a Umbanda, os habitantes de Aruanda são espíritos trabalhadores do bem e da caridade, sejam recém-desencarnados em aprendizagem, sejam espíritos de luz que há muito não retornam à esfera física pela reencarnação. Estes guias espirituais, apesar de sua evolução espiritual, permanecem na dimensão vibratória de Aruanda para continuar auxiliando encarnados e desencarnados, se manifestando na Terra sob a roupagem fluídica de pretos-velho, caboclos e crianças. Suas verdadeiras formas, no entanto, transcendem raça, credo ou etnia, sendo possível sua manifestação em qualquer congregação que pratique o binômio amor-caridade e que admita a comunicação espiritual. Prova disso temos hoje em diversos centros espíritas que praticam o Kardecismo, onde estes espíritos se manifestam nas mesas e assumem trabalhar também na Umbanda.
Aruanda, enquanto cidadela espiritual, é mencionada nos livros “Tambores de Angola” e “Aruanda” - livros do espírito Ângelo Inácio, psicografados pelo médium Robson Pinheiro. Em ambos, a religião da Umbanda é situada como integrante de um panorama espírita maior (Espiritualismo universalista), sendo explicada a importância de seus rituais magísticos e simbologias, enquanto formas de manipulação das forças elementais da natureza.

Nenhum comentário: