sexta-feira, 11 de outubro de 2013

FLUIDOTERAPIA

Publicamos aqui esta postagem a respeito do assunto, pela convicção de ser uma técnica que pode ser largamente utilizada na Umbanda. Não estamos aqui dizendo que a Umbanda, através dos passes ministrados pelos guias incorporados em seus médiuns não seja eficaz e suficiente para os objetivos que desejam ser alcançados, pois os guias espirituais da Umbanda trabalham, além do passe fluídico, com materiais que fazem uma ação de fixação dos mesmos, e expulsão de maus fluídos através, por exemplo da fumaça da queima do tabaco.
Colocamos então, a técnica da Fluidoterapia como um complemento extra nos trabalhos, assim como a Cromoterapia, que também pode ser usada concomitantemente nos trabalhos. Boa leitura.

INTRODUÇÃO


Fluidoterapia: Tratamento pelo fluido; Tratamento através do fluido.

Esboçava Kardec em 1869 uma nova obra, desta vez sobre as relações entre magnetismo e Espiritismo quando, vitimado pela ruptura de aneurisma, veio a desencarnar.
Mas desde o início da codificação, tratou em suas obras do magnetismo, magnetizador que fora.
Aprendemos então que Magnetismo é fluido.
Daí a propriedade que as pessoas tem de irradiar um fluido ou uma energia que pode influenciar pessoas , animais, vegetais e o meio circundante.
No passado, dois nomes se destacaram no estudo e prática do magnetismo:

* Paracelso (1490-1541) - alquimista, médico que se projetou na Idade Média,

chegando a ser afastado do cargo de professor pelas suas idéias renovadoras.

* Mesmer (1733-1815) - médico alemão que, na Era Moderna, despertou importantes

movimentos de apoio, curiosidade e adesão pelo tratamento das doenças através do fluido.

É importante atentarmos para o fato de que magnetismo e Espiritismo são duas Ciências que se relacionam. Porém Magnetismo Espiritismo trabalha-se pela cura através de técnicas trabalha-se pela elevação moral da criatura o indivíduo se habilita pelo conhecimento técnico e pelo preparo físico e mental para
atuar no paciente a criatura se moraliza e procura passar para os que a cercam virtudes de que seja
portadora, com o concurso dos Espíritos.
Sabemos hoje que realmente existe um tipo de fluido suscetível, passível de receber impressões, modificações ou qualidades, capazes de serem transferidos de um indivíduo para o outro - o que vem explicar o mecanismo do passe.
Experiências importantes nesse campo vem demonstrando que, de fato, o homem pode, a partir da sua vontade e do propósito, beneficiar ao outro, transmitir-lhe recursos energéticos que vão contribuir para suprirem certas deficiências vitais ou promoverem o equilíbrio energético do corpo físico e perispiritual do doente.

O PASSE


No meio espírita o passe não se restringe ao magnetismo ordinário, material, ao magnetismo propriamente dito, uma vez que sabemos que os Espíritos promovem recursos de grande valia nos processos de cura ou de alívio dos pacientes.
O passe espírita resulta, principalmente, das faculdades da alma, o corpo é instrumento da ação.Através de Allan Kardec identificamos a idéia básica, fundamental na doação da bioenergia. Vejamos:

"Apenas sua ignorância lhe faz crer na influência desta ou daquela forma." Revista Espírita [1865-pg 254]

"A Ciência até hoje só conhece as substâncias tangíveis, não compreende a ação de um fluido impalpável tendo a vontade como propulsor." Revista Espírita [1868-pg 86]

"A vontade é o atributo do Espírito encarnado tanto quanto do Espírito errante, daí a potência do magnetizador, potência que sabemos estar na proporção da força da vontade." O Livro dos Médiuns [cap VIII-it 131]

"Quando se diz que um médico cura seu paciente com boas palavras estamos expondo uma verdade absoluta, pois o pensamento benfazejo, traz consigo fluidos reparadores que atuam sobre o físico tanto como sobre o moral." A Gênese [cap XIV-it 20]

"São extremamente variados os efeitos da ação fluídica sobre os doentes de acordo com as circunstâncias. Algumas vezes é lenta e reclama tratamento prolongado no magnetismo ordinário. Doutras vezes é rápida
como uma corrente elétrica. Há pessoas dotadas de tal poder que operam curas instantâneas nalguns doentes, por meio apenas da imposição das mãos ou até exclusivamente por ato da vontade." A Gênese [cap IV-it 31]

"... a fazer passes o médium curador infiltra um fluido regenerador pela simples imposição das mãos, graças ao concurso dos Espíritos, mas esse concurso só é conhecido à fé sincera e a pureza de intenção." Revista
Espírita [1864-pg 7]

"A faculdade de curar pela imposição das mãos tem sem dúvida alguma o princípio numa força excepcional de expansão, suscetível de ser aumentada por vários motivos, entre os quais predomina a pureza de sentimentos, desinteresse, benevolência, desejo ardente de aliviar, prece e confiança em Deus." Obras Póstumas [parte I-it 92]

Deduzimos então, pelas colocações do Codificador, que o passe espírita não precisa de técnicas sofisticadas.
O passe é a passagem de uma pessoa para outra de uma certa quantidade de energia fluídica, dependendo esta, do estado de saúde do passista e do seu grau de desenvolvimento. É dado de mente para mente. É a mente que produz fluidos bons e não as mãos mexendo de baixo para cima, de cima para baixo no doente.
Desnecessária ainda a chamada "limpeza fluídica", quando, pretendendo retirar fluidos deletérios do organismo doente, o passista usa gestos de expulsão dos fluidos.
Kardec elucida:

"O fluido bom expulsa o fluido ruim."

Os técnicos em magnetismo são os Espíritos. Nós somos instrumentos motivados pelo amor ao nosso próximo. Há, numa Casa Espírita bem organizada, toda uma equipe espiritual coordenando o trabalho da bioenergia na sala de passes.
Precisamos dar um sentido ético e uma direção segura à doação fluídica, apenas estendendo as mãos sobre a cabeça do paciente. As mãos transmitem as energias que a mente do passista fabrica e capta.
A mente age como uma antena quando recebemos os recursos do plano superior e também quando retiramos estes recursos do próprio organismo.
É importante o passista preparar-se sempre convenientemente, o mais que puder, e encarar a transmissão do passe como um ato eminentemente fraternal doando o que de melhor tenha em sentimento e vibração.
Espiritismo é uma doutrina essencialmente consoladora, uma doutrina de reeducação da alma - postula um novo caminho para o homem se elevar livre de dogmas, de rituais, de esquemas.
É necessário esclarecer o passista sobre esse "folclore", livrando-o desse conjunto de crenças, lendas, costumes, formados de um aparato mágico supostamente necessário para a transmissão do passe. Embora a Doutrina Espírita seja contrária a qualquer prática destituída de fundamento, existe, no seu meio, o frequentador que, levado por condicionamento viciosos, fica aguardando passe sem qualquer reconhecida
necessidade para isso.
A primeira função do Espiritismo é educar. Os seus princípios convocam a alma humana à luta pelo próprio desenvolvimento moral e intelectual.
As propostas da Doutrina pairam acima de interesses imediatistas para ao homem acenar com resoluções mais seguras e definitivas.
Ter consciência espírita significa estar se esforçando no curso de cada dia para viver em amor; meta que pode ser atingida pela auto-disciplina. Contudo, um grande número de pessoas chegam às Casas Espíritas buscando a saúde do corpo. A abençoada mediunidade de cura chega ao mundo como instrumento de amparo às criaturas abatidas pelo sofrimento.
Curar o corpo é favorecer a alma na sua caminhada terrena. Mas, à luz da Doutrina Espírita, educar é a finalidade; curar é o meio de se chegar à finalidade.

Fonte: CVDEE – Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo Estudos sobre Mediunidade

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