domingo, 5 de janeiro de 2014

Orixás regentes de 2014

Diferente das demais regiões do Brasil, aqui no RS, o ano é regido pelo Orixá Xapanã, também com influências de Obá e Oxalá moço. Aqui no nosso Estado, a regência do ano é consagrada ao Orixá regente do dia em que coincide o 1º dia do ano, que neste caso, temos Xapanã, Orixá que tem seu dia da semana na Quarta-Feira.
Este Orixá conhecido por sua fúria e vingança contra malfeitores e pessoas que tratam as coisas sem o devido respeito e honestidade, é muito respeitado em todas as Nações da África ao Brasil. Pertence a Xapanã todas as doenças materiais e espirituais, principalmente as doenças de pele, como varíola e a lepra, com estas normalmente castiga quem merece. Uma de suas missões no mundo material e espiritual, é varrer as coisas que não tem mais utilidade, por este e outros motivos, é um dos Orixás que responde junto com Xangô e Iansã pelos processos de desencarnação, pelos cemitérios, pela destruição e em defesa dos espíritos maléficos.
Xapanã é o Orixá que tem como marca a transformação, processo bem claro quando analisamos a desencarnação, ou a morte, que também pertence aos domínios de Xapanã.

Saudação: Abao!
Dia da Semana: Quarta-feira
Número: 07 e seus múltiplos
Cor: Branco, preto e vermelho na Umbanda.
Comidas(Umbanda): Pipoca estalada, batata doce roxa cozida e regada com mel.
Bebidas(Umbanda): Vinho branco.

Abao pai Xapanã, nos proteja em 2014!

Nenhum comentário: