terça-feira, 3 de junho de 2014

As Sete Linhas de Umbanda

Publicação de artigo em jornal 

Zélio de Moraes não deixou nada escrito, mas, teve filhos e discípulos, se posso assim dizer, que falaram e falam sobre a forma como entendia as Sete Linhas de Umbanda.
O primeiro livro de Umbanda, que se tem noticia, publicado em 1933, chama-se O Espiritismo, a Magia e as Sete Linhas de Umbanda. Escrito por Leal de Souza, médium preparado por Zélio de Moraes,onde o mesmo, apresenta as sete linhas de Umbanda desta forma:


          Linha  - Santo Católico  -  Cor


1ª Linha de Oxalá –Jesus – branco

2ª Linha de Ogun – São Jorge -  vermelho

3ª Linha de Euxoce – São Sebastião – verde

4ª Linha de Xangô – São Jeronymo – roxo

5ª Linha de Nhá-San – Santa Bárbara - amarela

6ª Linha de Amanjar – N. S. da Conceição – azul

7ª Linha de Santo

Na explicação de Leal de Souza, a Linha Branca de Umbanda é que se divide nestas Sete Linhas e que além da Linha Branca há a Linha Negra formada pelos Exus e que é tratada a parte. A Sétima Linha é formada por espíritos egressos da Linha Negra e que trabalham principalmente no campo da demanda, de cortar trabalhos de Magia Negra.
A senhora Lygia Cunha, Filha de Dona Zilméia de Moraes Cunha, neta de Zélio de Moraes e atual dirigente da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, afirma que as Sete Linhas de Umbanda, segundo o Caboclo das Sete Encruzilhadas e Zélio de Moraes, são:

Linha e cor

  • Oxalá – Branco
  • Ogum - Vermelho
  • Oxossi - Verde
  • Xangô – Marrom ou Roxo
  • Yemanjá – Azul Claro
  • Iansã - Amarelo
  • Exu - Preto

O que se aproxima muito da leitura de Leal de Souza, na qual se inverte a posição de Iansã e Yemanjá, definindo a Linha de Santo agora como a Linha de Exu.
Sabemos que existem diversas opiniões e interpretações diferentes para as sete linhas de Umbanda, e que todas são dignas de nosso maior respeito. Aqui, apenas colocamos o fruto de uma pesquisa, que nada mais é que mais uma destas opiniões, aceitando como verdade aquele que com ela concordar.



Nenhum comentário: