sábado, 28 de junho de 2014

Documentário ‘Umbanda é Brasil’

O documentário ‘Umbanda é Brasil’ foi desenvolvido por estudantes de jornalismo da Unesp para a disciplina de Telejornalismo II, com o apoio do Professor Denis Porto Renó. O material revela a vivência que o grupo teve com a religião da Umbanda durante um dia normal de culto (a Gira) e também conta com falas de dois especialistas da Umbanda: Rodrigo Queiroz, que é sacerdote umbandista e colaborador fixo do Umbanda, eu curto!, e o antropólogo Cláudio Bertolli.
O objetivo do grupo  - formado pelos alunos Gabriel Cortez, Maitê Borges, Jayme Rosca e Solon Neto – foi desmistificar olhares preconceituosos em relação à Umbanda, suas práticas religiosas e seus praticantes. As mais de 32 mil pessoas que visualizaram o documentário até a publicação desta notícia também puderam entender melhor o processo de formação da religião e conheceram de perto um pouco mais sobre a ritualística da Umbanda.
Jayme Rosca conta que “a ideia era mostrar ao público a descoberta dos personagens sobre o que realmente é a Umbanda”.  Os estudantes vivenciaram, inclusive, a conversa com o sacerdote durante a cerimônia e cada um comenta sua experiência no próprio vídeo.
A maior dificuldade na produção do documentário foi transformar as quatro horas de material bruto (tudo o que filmaram) em pouco mais de 25 minutos. Confira no vídeo o resultado!


Fonte: Umbanda, eu curto!

Nenhum comentário: