domingo, 30 de novembro de 2014

I mostra de cultura afro de Arroio do Sal

Aconteceu no dia 29 de Novembro a primeira mostra de cultura afro de Arroio do sal. O evento ocorreu na SAAS(Sociedade Amigos de Arroio do Sal), com promoção da ONG Ilê Mulher.
A abertura ficou a encargo do Babá Marcos de Obaluayê que realizou um Padê de Exu, para que o evento fosse abençoado.
No painel de debates sobre as religiões de matriz africana, nos brindaram com seus conhecimentos, a Yalorixá Michele de Oiá, do Ilê ventos de Oiá, falando sobre o Batuque Gaúcho; o Babalaô Marcos de Obaluayê representando o Candomblé Baiano, e Michael de Oxalá, representando a Tenda de Umbanda Xangô 7 Raios, e consequentemente, falando sobre a Umbanda. A mesa teve a mediação de Nora Klingelfus, que na ocasião estava representando o Ilê Mulher.
Além da mesa de debates, Klau Sapatá, que representa a comunidade de terreiros no Estado do Rio Grande do Sul, no governo do estado, palestrou falando sobre a diversidade e saúde do povo de terreiro. Com seus conhecimentos de mestre na religião africanista, enriqueceu muito nossa tarde.
O Ilê Mulher ainda realizou uma apresentou de dança afro, mostrando a riqueza desta cultura e o trabalho esplêndido realizado pela ONG.
Foi oferecido ao povo presente alguns pratos típicos da cultura afro e o encerramento do evento aconteceu na praça da cidade, onde houve apresentação de Alabês e Ogãs, cantando pontos de Umbanda, e todos reunidos em uma grande corrente, clamando energias positivas a todos.
Assim, coroado de sucesso e muita alegria, aconteceu este primeiro evento, já com anseios do planejamento para o próximo, que com a ajuda dos Orixás será melhor ainda.
Não podemos deixar de mencionar o carinho e empenho da Vereadora Nora Klingelfus(PT), que trabalhou incansavelmente para realização deste evento, desde reuniões preliminares em nossa Tenda, até reuniões no Ilê Mulher e na realização, levando sua participação além da política e articulação do mesmo, até oferecendo seu trabalho na estrutura do evento. Muito obrigado vereadora, a única presente em tal acontecimento, não esquecendo de mencionar que o poder legislativo foi convidado a estar presente, e que os Orixás te abençoem em sua caminhada.
Agradecemos também a Mãe Michele de Oiá, pelo empenho com seu Ilê de se fazer presente e a Pai Marcos de Obaluayê, com seus filhos, e a todos médiuns da Tenda que não mediram esforços para a realização deste evento, e o convite da ONG Ilê Mulher, na pessoa da Doris Macedo e Rose Castilhos, que são as responsáveis e organizadoras deste evento.
Um sincero e fraterno Saravá a todos.

Para ver fotos do evento, clique aqui

  

Nenhum comentário: