segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Orixás regentes do ano de 2019

Ao falarmos sobre este assunto cabe esclarecer que existem diversas maneiras de, digamos eleger os Orixás regentes do ano, e cada escola ou religião faz a sua maneira, seguindo a sua tradição. Fato que também temos a nossa.
Aqui no Rio Grande do Sul existe a tradição herdada do Batuque Gaúcho de eleger o Orixá que estará regendo o ano através do dia da semana em que cai o dia 1º de Janeiro. Então, 2019 temos o dia 1/1 em uma Terça feira, dia de Xangô, então o regente de 2019 será xangô.
Nós da Tenda de Umbanda Xangô 7 Raios preferimos adotar mais alguns critérios para fazer uma análise mais profunda, como regências astrológicas, além é claro de consultas aos oráculos.
Fato é que temos o ano de 2019  sob a regência do planeta Marte. Este planeta é regido pelo Orixá Ogum. Temos portanto também a participação deste Orixá no ano.
Em resumo então temos: Um ano onde Ogum estará regendo ao lado de Xangô. Sabemos que mais alguns Orixás satélites estarão próximos, mas como soberanos temos estes dois. Ogum é a Lei, ou o grande executor da Lei. Xangô é o Orixá da justiça, ou o soberano Juiz. Xangô estará julgando nossas ações, e tudo que se passou em 2018 para trás, e Ogum será o grande executor, presente, aquele que nos fará colher o que plantamos, tanto as flores como os espinhos.
Por falarmos de regências quentes, podemos esperar um ano onde o sangue ou os ânimos estarão muito exaltados, sendo conveniente evitar discussões desnecessárias. Teremos um ano movimentado e podemos esperar muito mais positivo no quesito financeiro.
Vale também lembrar que não podemos esperar nada de novo quando saímos do ano velho carregados de mágoas e negatividades. Aproveitemos o dia 31 de Dezembro para praticar o perdão, não apenas de nossos inimigos, mas daqueles mais próximos, que somos acostumados a criticar e apontar os defeitos. Vamos chegar em 2019 sem o fardo pesado do rancor e do ranço que somos acostumados a carregar.
No plano espiritual não existe ano novo. A vida é um continuum. O calendário como conhecemos é nosso, dos encarnados, e muito importante para nós organizarmos a nossa vida.
Organize a sua, não chegue às 00:00hs de 1/1/2019  igual está hoje. Todo aquele que reconhece que precisa mudar em algum campo de sua vida já está no caminho certo. Não conseguiu hoje? Amanhã tente de novo. O problema e permanecer estagnado, sem nem ao menos tentar.
FELIZ 2019!!!
Com muita LUZ NA MENTE E PAZ NO CORAÇÃO.
Um saravá fraternal.

2 comentários:

Karine disse...

Ótimo texto. Muito esclarecedor! Feliz ano novo!!!

Michael Pagno disse...

Obrigado Karine. Gratos pelo comentário.
Um feliz Ano novo!